Pneus
Nossos Técnicos de Serviços fazem uma minuciosa inspeção física dos pneus do veículo avaliando as condições de uso e desgaste dos mesmos, verificando:
• Se os pneus apresentam avarias;
• Se os pneus apresentam desgastes irregulares;
• Se nos pneus existem pedras ou outros objetos encravados em seu desenho;
• Se os pneus estão perdendo pressão e calibrados corretamente;
• Se os pneus alcançaram o T.W.I, equivalente a 1,6 mm de resíduo de banda de rodagem (desenho do pneu) e limite do pneu para rodagem segura do veículo;
• Se os pneus devem ou não ser retirados de uso e substituídos com base na avaliação do T.W.I.
Quando e por que deve ser feita?
• A cada 10.000 km;
• Uma vez ao ano;
• Quando sentir desconforto ao dirigir;
• Quando o veículo apresentar instabilidade;
• Quando sentir vibrações no volante;
• Sempre que considerar necessário.
**Este serviço é oferecido gratuitamente na rede de lojas da Della Via Pneus.
RODÍZIO DE PNEUS
O rodízio de pneus nada mais é do que a inversão de posição entre os pneus do veículo, tendo como objetivo principal prolongar a vida útil e o desgaste uniforme dos mesmos. Num carro de tração dianteira, por exemplo, as rodas da frente têm as funções de acelerar, frear e esterçar o veículo, desgastando-se mais que as de trás.
Trocando de posição os pneus dianteiros com os pneus traseiros e incluindo o pneu de estepe nesta operação, é possível adiar o momento da compra de novos pneus mantendo-se um nível equivalente de desgaste entre os quatro ou cinco pneus do veículo, e com benefícios à segurança.
Quando e de que maneira deve ser feito?
- De acordo com o esquema recomendado no manual do fabricante do veículo;
- A cada 10.000 Km;
- Preferencialmente com todos os pneus.
CALIBRAGEM DE PNEUS
A calibragem dos pneus determina o volume de ar comprimido necessário para que a pressão de enchimento aplicada nos mesmos atenda a especificação indicada pelo fabricante do veículo.
Lembrando que os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o pavimento, a pressão do enchimento é fator determinante para a segurança na direção, rendimento quilométrico adequado dos pneus e para o consumo de combustível do automóvel. Pressões de enchimento acima ou abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo (vide manual), afetam de maneira negativa o nível de desempenho e de desgaste dos pneus.
Quando e como deve ser feita?
- Semanalmente;
- Sempre antes de iniciar uma viagem, pois com carga deve-se observar a necessidade de maior pressão dos pneus devido ao excesso de peso(vide o manual do proprietário para saber a calibragem correta);
- Conforme especificações do fabricante do veículo;
- Somente com os pneus frios, pois quando quentes podem alterar a pressão de enchimento;
- Com calibradores aferidos;
- Nunca acerte a pressão esvaziando os pneus quentes, pois este procedimento poderá causar danos irreparáveis na carcaça;
- Coloque sempre as tampinhas nas válvulas(bicos).
- Danos provocados pelo falta regular da calibragem dos pneus:Desgaste acentuado, prematuro e irregular dos pneus;
- Perda no rendimento quilométrico dos pneus;
- Perda de dirigibilidade;
- Alteração no consumo de combustível do veículo.