As Melhores Dicas Para Comprar Um Carro Usado

Comprar um carro usado não é tão simples quanto parece. Por este motivo nós do Dicas Mecânicasresolvemos elaborar uma serie de posts que irão te ajudar na hora de escolher um carro usado ou semi-novo para comprar. Dicas relacionadas a pesquisa do modelo desejado, analise do visual externo e interno do veiculo, analise do funcionamento mecânico e da documentação do automóvel serão abordados de uma forma simples e de fácil entendimento mesmo para o mais leigo no assunto.

No atual cenário em que o preço dos veículos usados estão caindo consideravelmente e a concessão de credito desta linha esta crescendo, comprar um carro usado pode ser muito vantajoso. Mas fazer uma boa escolha não é tão fácil, a pesquisa inicial de um veiculo deve ser feita com muita atenção e ser detalhista nestas horas não é ruim. Neste primeiro artigo iremos reunir10 dicas para iniciar suas pesquisas antes de comprar um carro, leia com atenção:

10 Dicas que te Ajudaram a dar o Ponta Pé Inicial na Compra de Um Carro Usado

1- Paciência: Não é a toa que a dica numero um é sobre “paciência”, pois é ela quem vai determinar se faremos um boa compra ou não. Muitas pessoas simplesmente não sabem esperar e por este motivo acabam comprando o primeiro carro que lhes é oferecido. Os vendedores de carros sentem o cheiro à distancia de pessoas que estão desesperadas para comprar um automóvel e pode ter certeza que ele ira te vender o que quiser se perceber que você esta agindo sem pensar.

2- Carros de Amigos e Familiares é Uma Boa Opção: Quanto mais você conhecer o proprietário do veiculo menor será o risco da compra, a razão é simples, nestes casos podemos avaliar melhor se o veiculo era bem cuidado,se era feito a manutenção preventiva (leia: Você faz manutenção preventiva?), se não há problemas na documentação ou até mesmo se o automóvel já sofreu uma colisão mais grave.

3- Pesquise O Preço: Fazer uma boa comprar não se trata somente em encontrar um carro em boas condições, mas também de pagar o preço justo por ele. Há varias formas de realizar esta pesquisa, mas na maioria das vezes o primeiro passo é consultar o preço de tabela FIPE (www.fipe.com.br) para se ter uma primeira idéia deste valor, os valores encontrados nesta tabela é usado como uma referência praticamente em todo o territorio nacional. Com este valor em mãos você pode fazer pesquisas em jornais, agencias e na internet para verificar se os preços não estão muito fora da realidade.

Particularmente gosto de efetuar esta pesquisa na internet, por encontrar diversos sites de classificados direcionados somente para a venda de veículos usados. Ao fazer buscas nestes sites geralmente a página principal é mais generíca, com uma grande “lista de carros no Brasil“, então nunca se esqueça de filtrar sua busca colocando de que região e cidade você é. Procure utilizar buscas utilizando o nome e algumas descrições do modelo que você quer como: Palio 1.0Gol Plus, etc.. Há maioria dos sites de classificados fazem uso de filtros que facilitam muito a procura de um veiculo especifico, por podemos escolher o fabricante, o modelo e até mesmo itens como numero de portas e cor.

4- Evite comprar em cidades muito afastadas: Apesar de podermos encontrar ótimas propostas em outras cidades e até mesmo em outro estado, comprar um veiculo nestas condições pode ser arriscado. Eventuais problemas como no caso de uma cobertura da garantia ou até mesmo restrições na documentação do veículo se tornam bem mais complicadas de se resolver. Em todo caso se o negocio for irrecusavel tenha sua atenção redobrada.

Revistas automotivas auto esporte car and driver quatro rodas

5- Se informe sobre o modelo desejado: É horrível quando compramos algo e simplesmente nossa nova aquisição não funciona direito. Com o carro não é diferente, existe muitos modelos que podem ter problemas crônicos (veja um exemplo) e que com uma simples pesquisa na internet você pode escapar de um problemão.

Pesquise se o veiculo de sua preferencia não tem muitas reclamações sobre um mesmo defeito, sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) são excelentes fontes deste tipo de informação. Você também pode recorrer as redes sócias (Siga o Dicas Mecânicas no Twitter), nelas há milhares de comunidades focadas nas marcas e modelos de automóveis e com certeza haverá uma para o modelo que você esta procurando. Nestas comunidades você encontrar muita informação útil, que ajudara muito na sua decisão final.

Outra fonte rica de informações são as revistas automotivas, nelas você encontrara desde noticias sobre o modelos até Rankings dos carros usados mais vendidos, os mais problemáticos, os mais odiados pelosmecânicos e varias outras lista legais. Procure revistas de maior expressão como: Quatro Rodas, Auto Esporte, Carro, Car And Drive Brasil etc.

Algo que não pode ser deixado de lado é o Recall. Um carro que tem muitos Recall no currículo é no mínimo duvidoso, por este motivo faça uma busca na internet a procura de problemas que fizeram o modelo em questão voltar as concessionárias para uma correção e avalie se estre problema é grave ou não.

Leia nossa seção de Recall: http://www.dicasmecanicas.com/category/recall/

6- Revenda: Quem nunca escutou a expressão “Você casou com este carro” ou “Este carro vai te dar duas alegrias: Uma quando comprar e outra quando conseguir vender”. Infelizmente existe muitos veículos que se enquadram nestes ditos populares e que podem te dar muito trabalho ou/e prejuízo na hora de revende-lós. Por estes motivos sempre pesquise motivos que podem dificultar a revenda do seu veiculo.

Um exemplo clássico é a cor: no Brasil as cores que fazem mais sucesso nas vendas são o prata e o preto. Cores muito chamativas podem ser bonitas mas em muitos casos acabam se tornando um tormento na hora de passa-lós adiante. Outra situação envolvendo cores são os carros fabricados com a a cor Branca ou Amarela, pois os mesmos podem provocar uma desconfiança do futuro comprador, porque estas cores geralmente estão associadas com veículos que foram utilizados em serviços de Taxi ou Aluguel.

Carros Rebaixados, turbinados e que possuem um alto custo de manutenção também não são muito bem visto na hora de revende-lós.

Todos estes fatores devem ser levados em consideração na hora da compra, principalmente se não há interesse em ficar com o automóvel por um longo período.

7- Depreciação: A Depreciação é outro fantasma que tira o sono de quem vai adquirir um carro usado. Não é nada fácil lidar com a situação de comprar um veiculo semi-novo e 1 ano depois ele valer bem menos do que foi pago por você. A pesquisa neste caso deve ser direcionada para fatores como: Se o modelo esta saindo ou já saiu de linha, automóveis importados, carros com uma assistência técnica ruim, modelos que não tiveram uma boa aceitação do mercado.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que quanto mais caro o carro maior e mais rápido será a queda do seu valor de mercado.

manutencao preventiva em carros usados

8- Valor e Frequência da Manutenção: Algo que costuma pesar muito para os brasileiros na hora de realizar a compra de um carro sem duvida é a “manutenção. Muitos carros podem ser um verdadeiro tormento na hora de ir ao mecânico. Tem automóveis que têm a fama de ter uma manutenção cara e uma coisa é certa: “todo boato tem um fundo de verdade” pelo menos no mercado automotivo.

Tem uma dica simples que eu costumo seguir: Carros populares tem uma manutenção mais barata, pois tem maior quantidade de informações técnicas disponíveis e muitos fornecedores de peças no mercado. Já carros que não são populares tendem a ter uma manutenção mais cara, porque a maior parte das informações técnicas estarão dispostas somente para as concessionárias e autorizadas daquela marca e suas peças serão bem mais difíceis de serem encontradas no mercado paralelo.

Logicamente esta dica não é uma regra mais com certeza ela pode te livra de uma enrascada.

9 – Desconfie Sempre: A desconfiança nem sempre é algo ruim, e neste caso ela pode até mesmo ajudar, o motivo é simples, quem desconfia questiona mais, pesquisa mais e não cai facilmente em armadilhas que uma compra de carros pode envolve.

Se encontrar um modelo que lhe agrade, consulte o máximo de informações disponíveis nos órgão competentes como o Detran ou até mesmo leve o carro em um local especializado neste tipo de vistoria, o custo beneficio deste tipo de serviço compensa. Estes especialistas conseguem identificar vários tipos de adulterações como: Carros sinistrados, possíveis colisões sofridas pelo veiculo, automóveis clonados, adulteração na quilometragem total e diversas outras irregularidades que podem te causar uma enorme dor de cabeça.

10 – Peça ajuda de um Amigo: Duas cabeças pesam melhor que uma. A ajuda de um amigo pode facilitar muito na identificação de alguns problemas e se este amigo for um mecânico melhor ainda. Muitas vezes podemos nos iludir com determinados veículos e deixamos passar alguns defeitos, pois somos levados pela euforia da compra. É nestes casos que a figura do amigo é mais importante, pois ele será responsável por nos deixar com os pés no chão e não agirmos por impulso.

O amigo também pode nos ajudar na pesquisa do modelo desejado, diminuindo o tempo de procura e consequentemente fazendo com que fiquemos menos ansiosos.

Não é preciso ser um exper para comprar um carro usado, mas o mínimo que podemos ser é pacientes e colhermos o máximo de informações possíveis para que após a compra o arrependimento não bata a nossa porta.

Este foi o primeiro texto de uma serie dedicada a compra de carros usados, ainda iremos tratar de outros temas como analise visual do veiculo, a analise mecânica e outras dicas relacionadas a documentação.

Fonte: Dicas Automotivas